«

»

mar 04

Dicas de manutenção para economizar combustível

A Sonda Lambda é um componente do sistema de injeção eletrônica essencial para o veículo. Quando ela está em bom estado de conservação, evita o aumento do consumo de combustível, melhora o rendimento do motor, reduz os níveis de emissões de gases poluentes e prolonga a vida útil do catalisador.

Por estar localizada no tubo de escape e próxima ao motor, constantemente ela é exposta a condições mecânicas, térmicas e químicas desgastantes. A má qualidade do combustível é outro fator que determina o desgaste precoce do sensor. Por isso a Bosch recomenda que a inspeção preventiva da sonda seja realizada a cada 30 mil quilômetros.

O objetivo do teste da Sonda Lambda é assegurar o perfeito funcionamento do sistema, evitando o aumento do consumo de combustível. A falta ou deficiência do sinal gerado pelo sensor compromete o nível de emissões dos gases, assim como o funcionamento do motor.

A Sonda Lambda Universal é uma das novidades da empresa na Automec 2005. Com apenas sete modelos (contra 54 do programa de sondas convencionais disponíveis do mercado), este tipo de sensor tem a maior cobertura do mercado, é de fácil instalação e não exige ferramentas especiais.

Pioneira no desenvolvimento da Sonda Lambda, a Bosch está constantemente investindo no desenvolvimento de novas tecnologias. A empresa fornece o sensor e outros produtos para todas as montadoras, que cobrem cerca de 90% do mercado de reposição.

Fonte: www.automovel.com.br