«

»

mar 03

Conceito de Dependência Química

Dependência é uma necessidade ou vontade invencível de continuar consumindo uma determinada substância. No caso do de álcoolista seria a bebida alcoólica, no caso do fumante seria a nicotina e no caso do drogadicto seria a substância entorpecente que costumeiramente usa. A pessoa perde a liberdade de decisão sobre utilizar ou não determinada substância, passando a sujeitar a sua vontade à necessidade de seu organismo.

Tolerância:

É a adaptação que o organismo do indivíduo consumidor sofre. Obriga-o a aumentar a quantidade ou mesmo trocar a substância consumida, para que possa sentir os mesmos efeitos do consumo.

Síndrome de Abstinência:

É uma reação do organismo ocasionada pela ausência de consumo de determinada substância. Pode apresentar sinais e sintomas diversos, tais como: irritação, dores, depressão, vômitos, desorientação. Em razão desses sintomas o drogadicto procurar ministrar nova quantidade da substância utilizada, para a redução ou desaparecimento de tais sintomas, elevando o consumo.

DISE de Lins:

A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Lins foi instalada em 28/04/1992.
Sua atividade primordial é a repressão ao tráfico e consumo de substâncias entorpecentes, tendo como área de atuação a cidade de Lins e a sub-região policial da Delegacia Seccional de Polícia de Lins-SP. Também atuam na área de prevenção realizando palestras em Escolas, Clubes de Serviço, e outras entidades a fim. Em decorrência do atendimento a drogadictos e seus familiares, realiza encaminhamentos a clínicas de recuperação e para acompanhamento psicológico, ressaltando que essa atuação é de forma voluntária e o atendimento é gratuito, não sendo possível estabelecer previamente vagas com tal destinação.

Ao ensejo, os funcionários da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes de Lins-SP, parabenizam a os responsáveis por tão relevante iniciativa e desde já colocamo-nos à disposição para, de forma permanente, participarmos como seus colaboradores.

Dr. Marcelo Muniz
Delegado de Polícia da DISE Lins