«

»

nov 18

Dicas de segurança para relacionamentos e encontros online

Todos nós sabemos que pessoas com más intenções, mentirosas e criminosas podem ser encontradas nas ruas, em cinemas, escolas, faculdades, igrejas, enfim, em qualquer lugar. Na internet não é diferente. Ainda mais quando existe a possibilidade de comunicação sem o contato pessoal no primeiro momento. Por este motivo, vale a pena levar em conta a discrição e não dar informações pessoais.

Por este se tratar exatamente de um site de namoro, seguem abaixo algumas dicas para que sua segurança seja preservada na internet e fora dela.

INFORMAÇÕES PESSOAIS: nunca passe suas informações pessoais a pessoas estranhas, tais como telefones, endereços residenciais ou de trabalho, email, etc. Você pode conhecer a pessoa por foto e pelo perfil do site, mas nunca a viu. Até que vocês venham a se conhecer pessoalmente, troque muitas mensagens pelo site, que é projetado para manter os contatos anonimamente.

NUNCA ENVIE DINHEIRO: por mais que você imagine que esteja ajudando, nunca envie dinheiro a pessoas que conhece pelo site. O seu objetivo aqui não é este. Existem estelionatários que podem utilizar este meio de comunicação (assim como em correntes de emails, sites de relacionamentos e afins) para enganar as pessoas e aplicar golpes. Desconfie principalmente se a pessoa for de outro país e, mesmo depois de um longo período de troca de mensagens, começar a pedir dinheiro para a passagem, para vir visitá-lo(a) em seu país, seu estado, pedir dinheiro porque você vai ajudá-lo(a) a receber uma herança etc. Fique esperto(a)!

NÃO MARQUE ENCONTROS PESSOAIS LOGO DE CARA: seja cauteloso(a) quanto a isso e seja discreto(a). Como já foi dito anteriormente, se conheçam bem, troquem muitas mensagens e só quando você se sentir realmente preparado(a) e seguro(a) para o encontro pessoal, marque-o.

ONDE MARCAR ENCONTROS: depois de ter trocado diversas mensagens com a pessoa e você se sentir à vontade para o encontro, procure lugares públicos, tais como shoppings centers ou lugares onde exista grande movimento de pessoas. NUNCA marque encontros em locais escondidos ou na sua casa nem na casa da outra pessoa. Você não gostaria de receber uma pessoa estranha em sua residência sozinho(a). Se estiver com medo deste primeiro contato, procure levar um amigo(a) com você ou avise a alguém onde e com quem vai estar. Peça para que esta pessoa ligue para o seu celular no horário do encontro para saber se está tudo bem.

MARCANDO ENCONTROS: depois de trocar diversas mensagens com a pessoa e gradativamente ir conhecendo mais sobre o perfil e características pessoais, pode estar na hora de uma conversa por telefone.

CONVERSAS POR TELEFONE: não é proibido o envio do seu telefone de contato através do NamoroOnline, porém, indicamos que você não dê o telefone de sua residência ou trabalho. Procure pedir o telefone da outra pessoa primeiro ou, se você se sentir à vontade, dê o seu celular.

UMA CONVERSA POR TELEFONE pode servir para você conhecer a outra pessoa muito mais do que por mensagens enviadas através do site.

SE VOCÊ DESCONFIAR DE ALGO, dê alguma desculpa, atenda ao telefone celular, diga que tem que ir embora, mas não fique. Só no contato pessoal é que, quase por instinto, descobrimos o caráter da pessoa que está ao nosso lado. Lembramos novamente que cuidados simples podem deixar você mais seguro(a) na hora dos encontros. E esses encontros podem mudar sua vida.

FIQUE TRANQUILO(A): O intuito dessas informações não é deixá-lo(a) com medo de se relacionar pela internet. Elas servem tanto para a internet quanto para o dia-a-dia.